BISFed 2019 Boccia World Open - Póvoa de Varzim: a festa chegou ao fim!

Thursday, 7 November 2019

Escrito por Marta Mascarenhas

Foi em ambiente de festa que terminou, no passado dia 3 de Novembro, o BISFed 2019 Boccia World Open – Póvoa de Varzim, encerrando uma semana de intensa competição na última prova europeia de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Numa prova que congregou, a par da competição, o curso de Árbitros Internacionais da BISFed (leccionado por Beatriz Castedo e Pedro Fernandes), o Curso Básico de Classificação da BISFed (ministrado por Ana Moreira, com a colaboração de Jaime Antunes e Jose Luis Sirera) e a Assembleia Geral desta Federação Internacional, passaram pela Póvoa de Varzim, entre 28 de Outubro e 5 de Novembro mais de 400 pessoas de mais de 30 países distintos.

Todos os olhos dos aficionados da modalidade estavam postos na Póvoa de Varzim, já que as últimas esperanças da qualificação para alguns dos países participantes repousavam, precisamente, nos resultados que conseguissem alcançar neste World Open (os resultados encontram-se disponíveis para consulta em anexo).

Para Portugal, o saldo foi extremamente positivo e, não obstante os naturais receios iniciais, foi concretizado o objetivo primacial do Selecionador Nacional, Prof. Luís Ferreira, traduzido na conquista do número máximo de vagas para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Os resultados obtidos pelos atletas lusos foram os seguintes:

Competição Individual

  • BC1

André Ramos – 13º lugar;

António Marques – 19º lugar.

  • BC2

Abílio Valente – 16º lugar;

Cristina Gonçalves – 17º lugar;

  • BC3

Avelino Andrade – 7º lugar;

José Carlos Macedo – 18º lugar;

  • BC4

Carla Oliveira – 16º lugar;

Nuno Guerreiro – 18º lugar.

 

Competição de Pares & Equipas

  • Equipa BC1-BC2 – 5º lugar;
  • Par BC3 – 1º lugar (Medalha de Ouro);
  • Par BC4 – 4º lugar.

Equipa BC1-BC2, Par BC3 e Par BC4 conseguiram, mediante os resultados obtidos na prova coletiva, assegurar a qualificação de 10 atletas para Tóquio 2020, encerrando com chave de ouro o trabalho realizado até ao momento no presente ciclo paralímpico.

Para o Comité Organizador da prova, os resultados alcançados por Portugal constituíram, sem dúvida, um incentivo adicional para continuar a trabalhar no sentido de proporcionar sempre mais e melhores condições aos atletas e técnicos que recebem na prova.

Relativamente às formações que decorreram em simultâneo com a prova, de referir que ambos os cursos (Árbitros e Classificadores) tiveram o número máximo de participantes inscritos (12 por curso), tendo sido aprovada Simone Reis como Árbitra Internacional da BISFed. No Curso de Classificação, com o apoio do Comité Paralímpico de Portugal, estiveram presentes 4 formandos portugueses (André Santos, Luís Ferreira, Bruno Lopes e Wilmer Freitas) a aguardar a aprovação da BISFed.