BISFed Regional Open - Pinto 2018: Seleção Nacional de Boccia começa 2018 com medalhas!

Tuesday, 3 April 2018

Escrito por Marta Mascarenhas

Extremamente positivo foi o saldo da participação da delegação portuguesa na primeira prova internacional de boccia na Europa no presente ano.

Desta feita, a comitiva portuguesa que participou no BISFed 2018 Regional Open - Pinto, Madrid integrou menos atletas, alguns dos quais se estrearam nas lides internacionais. Compuseram a delegação das Quinas os seguintes elementos:

  • Atleta Bruno Osório (BC1) - Parceiro de Competição Ricardo Neves (APPC);
  • Atleta Avelino Andrade (BC3) - Parceiro de Competição Jorge Cardoso (APPC);
  • Atleta Eunice Raimundo (BC3) - Parceira de Competição Carla Cerqueira (SC Braga);
  • Atleta Nuno Guerreiro (BC4) - Técnico Assistente Desportivo Bruno Mateus (APC Lisboa);
  • Atleta Manuel Cruz (BC4) - Mª Celeste Lopes (APPC).

Já a equipa técnica foi integrada pelo Selecionador Nacional, Luís Ferreira, pela Chefe de Delegação, Teresa Sardoeira, e pelo Psicólogo da Seleção Nacional, Tiago Maciel. Os atletas Bruno Osório e Nuno Guerreiro foram também classificados internacionalmente.

Durante os dias 25 de Março a 1 de Abril, atletas e técnicos de 12 países defrontaram-se no Pavilhão Desportivo 'Principes de Asturias", tendo os atletas lusos participado nas provas Individuais de BC1, BC3 e BC4, que decorreram a 27 e 28 de Março, bem como nas provas de Pares BC3 e BC4, decorridas de 28 a 31 de Março.

Na competição individual, na classe BC1, o Atleta Bruno Osório venceu o jogo com o estreante Ricky Stevenson (GBR) por 3-2, mas não conseguiu chegar à vitória nos jogos com Christos Kypriotis (GRE) e Barend Drost (NED), acabando em 3º lugar do seu grupo e em 9ª posição na tabela geral. Já para os BC3, enquanto Eunice Raimundo não conseguiu chegar à vitória nos quatro jogos da fase de grupos, Avelino Andrade apenas perdeu um jogo nesta fase, frente ao britânico Jamie McCowan, o que lhe garantiu a qualificação para os oitavos-de-final. Contudo, na ronda de eliminatórias a sorte não lhe sorriu já que confrontou o atual nº2 do ranking mundial, Grigorios Polychronidis (GRE), tendo este acabado por alcançar a medalha de ouro da categoria. Avelino Andrade ficou em 8º na tabela geral de classificações. Quanto aos BC4, Nuno Guerreiro estreou-se a vencer todos os jogos da fase de grupos, enquanto Manuel Cruz apenas vacilou frente a Vasile Agache (ESP), somente por um ponto. Foi, aliás, este mesmo jogador espanhol quem ‘roubou’ a medalha de bronze a Nuno Guerreiro, na luta pelo 3º /4º lugar. Já Manuel Cruz conseguiu mesmo chegar à final, depois de vencer Evie Edwards (GBR) e Nuno Guerreiro (POR), alcançando a medalha de Prata para Portugal frente a Stephen McGuire (GBR), atual nº1 do ranking mundial.

Na competição coletiva, o Par BC3 luso conseguiu vencer à Alemanha e Noruega, alcançando o 2º lugar do seu grupo, garantindo presença na fase de eliminatórias. Contudo, acabou por sofrer uma derrota face ao forte Par BC4 espanhol (5-1), batendo-se valorosamente frente ao Par BC4 Húngaro com quem disputou um ambicionado lugar no pódio. No final, Manuel Cruz e Nuno Guerreiro conseguiram trazer para casa a medalha de bronze.