Projecto Desporto com Sentido

Monday, 25 May 2015

Escrito por Pedro Saraiva

Irá decorrer no próximo dia 27 de Maio, pelas 16h00, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, uma conferência intermédia do projeto Desporto com Sentido, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Cidadania Ativa - EEA Grants.

Projeto Desporto com Sentido, promovido pela APCAS - Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, centra-se na produção de ferramentas necessárias à inclusão pelo desporto através da conceção de 1 manual generalista de desporto adaptado e 20 manuais específicos de várias modalidades desportivas adaptadas, entre as quais a modalidade de Boccia.

Estes manuais serão acompanhados de suporte digital e materiais didáctico-pedagógico. O projeto tem, também, como objetivo a criação de um Centro de Treino de Competências para o Desporto Adaptado e a rentabilização da plataforma e-learning Todos em Jogo, no mesmo âmbito. Assim, pretende promover a inclusão das crianças e jovens nas escolas e comunidade através da prática desportiva, com uma forte sensibilização dos setores educativos e desportivos no sentido de incrementar os índices de participação das crianças e jovens com deficiência. Por forma a alcançar esse propósito, o projeto tem como parceiros formais: Direcção Geral de Educação [DGE], Câmara Municipal do Seixal [CMS] e Faculdade de Motricidade Humana [FMH].

Este projeto já envolve mais de 40 colaborações, onde se incluem diversas personalidades do mundo académico, associações desportivas, federações, entre muitas outras.

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco fica situada na Rua Luz Veloso, 2790-406 Carnaxide. Estarão presentes os seguintes intervenientes:

·  José Patrício, Presidente da APCAS;

·  José Pedroso, Diretor Geral de Educação;

·  José Carlos Gomes, Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Seixal;

·  Leonor Moniz Pereira, pela Faculdade de Motricidade Humana;

·  Jorge Carvalho, Consultor do Projeto Desporto com Sentido;

·  Inês Silva, pela APCAS;

·  Ivo Quendera, Coordenador do manual de Canoagem;

·  Teófilo Francisco, Coordenador do manual de Ténis de Mesa;

·  Paulo Martins , Coordenador dos manuais de Judo e Lutas Amadoras – a confirmar.