Monday, 15 April 2024
Terminou no passado dia, 13 de abril, o Zagreb 2024 World Boccia Challenger com um saldo muito positivo para a Seleção Nacional de Boccia que conseguiu arrecadar 3 OUROS.
Na competição individidual, a atleta Ana Sofia Costa arrecadou uma medalha de ouro; os atletas David Araújo, Ana Catarina Correia e Virgílio Ferreira terminaram em quarto lugar; os atletas Francisco Gouveia e Armando Costa terminaram nos quartos de final; e os atletas Ana Miranda e Paulo Cardoso na fase de grupos.
A Ana Miranda, a lusa mais nova em competição e na sua estreia internacional, terminou a sua participação na fase de grupos com três derrotas, mas com grande margem de progessão. O Paulo Cardoso terminou a sua participação na competição com três derrotas na fase de grupos e uma boa prestação naquela que foi a sua primeira prova a contar para ranking.
O Francisco Gouveia perdeu nos quartos de final com o número 1 do ranking mundial, David Smith. Terminou assim a sua participação individual naquela que foi a primeira prova contar para o ranking mundial. O Armando Costa, nos quartos de final, perdeu com o seu companheiro de seleção, Virgílio Ferreira.
Ganhando os quartos, o Virgílio Ferreira passou então para as meias finais e o atleta da Áustria conseguiu ganhar, fazendo com que o atleta luso fosse à disputa pela medalha de bronze. No seu último jogo do dia, num jogo disputado até à última bola, o número 1 do ranking mundial, Adam Peska, acabou por ganhar, fazendo com que o atleta Virgílio terminasse em 4° lugar, nesta que foi a sua primeira participação internacional.
A Ana Correia venceu os quartos de final e defrontou a atual Campeã da Europa, Chantal Ven Engelen, nas meias finais com quem perdeur num jogo bastante disputado até ao último parcial. Na disputa da medalha de bronze, a atleta da Grã Bretanha acabou por ganhar dando assim o 4° lugar à atleta lusa.
O David Araújo ganhou por uma larga margem nos quartos de final ao atleta da Mongólia e foi disputar as meias finais com o atleta eslovaco Robert Mezik com quem acabou por perder. Na luta pela medalha de bronze, o atleta luso não conseguiu superar o adversário e ficou em 4° lugar.
A Ana Costa, que tinha passado diretamente para as meias finais, defrontou a atleta italiana que acabou por desistir do jogo após pedir tempo médico e fez com que a atleta lusa passa-se para a final. Na final a Ana Sofia ganhou contra a atleta da República Checa, Marcela Cermakova, e subiu assim ao lugar mais alto do pódio.
O Par BC3 [Ana Sofia Costa, com Maria Vieira & Armando Costa, com Carlos Coelho] fez o pleno na sua competição. Venceu os três jogos da fase de grupos, venceu a meia final à Espanha e na final, em frente à Itália com quem já tinha jogado no início da competição, voltou a triunfar e atingir o lugar mais alto do pódio!
A Equipa BC1-BC2 [Ana Catarina Correia, David Araújo & Francisco Gouveia] após uma derrota e uma vitória na fase de grupos, foram aos playoffs ganhar à Eslováquia. Nas meias finais encontrou a equipa forte da Grã Bretanha vencendo com um excelente resultado de 10 a 4. Na final defrontaram os atuais Campeões da Europa, os Países Baixos e, após um jogo disputado até à última bola, a equipa lusa venceu por 6 a 5 e alcançou o desejado ouro!
Muitos parabéns a todos os envolvidos nesta competição!
Parabéns Portugal!