
Friday, 24 April 2020
A BISFed (Federação Internacional de Boccia) lançou, hoje, um Comunicado informando os seus Membros das atualizações ao Calendário Competitivo a ter lugar em 2021, dos quais destacamos os seguintes aspetos:
- Dado que não decorrerão competições internacionais de boccia até Dezembro, o calendário competitivo internacional de 2021 será mais concentrado do que o desejável, devido aos constrangimentos impostos pela situação pandémica, mas serão feitos todos os esforços para evitar sobreposição de datas.
Competições de Dezembro de 2020 a Setembro de 2021
- O atual Sistema de Competição irá manter-se até Setembro de 2021, por forma a dar aos atletas o mais leque de eventos competitivos antes dos Jogos Paralímpicos.
- A BISFed planeia organizar pelo menos um Open Mundial e um Open Regional em cada região, com a possibilidade de haver lugar a dois Opens Regionais na Europa.
- Encontram-se a decorrer negociações com os Comités Organizadores que deveriam ter organizado eventos em 2020 para transferir essas competições para datas adequadas em 2021.
Competições de Outubro a Dezembro de 2021
- O novo Sistema de Competição 2021 – 2024, que deveria entrar em vigor a partir do início de 2021, apenas será implementado imediatamente depois dos Jogos Paralímpicos em 2021.
- Os eventos mais importantes serão os Campeonatos Regionais que dão acesso à qualificação direta para o Campeonato do Mundo de 2022.
- Assim, está planeado que o Campeonato da Europa (e os restantes Campeonatos Regionais) tenham lugar entre Outubro e Dezembro de 2021. Caso não se consigam garantir quem organize os Campeonatos Regionais, é possível que alguns dos Campeonatos Regionais de 2021 decorram no primeiro quartil de 2022.
Competições em 2022
- O novo Sistema de Competição será implementado a partir de Outubro de 2021. O evento mais importante em 2022 será o Campeonato do Mundo. Serão pedidas candidaturas/Expressões de interesse para organizar o Campeonato do Mundo em Maio de 2020.
Calendário proposto para 2021
- Dezembro 2020: Asia-Oceania World Open – Dubai (a confirmar);
- Abril 2021: Americas World Open;
- Julho 2021: European World Open;
- Data a ser confirmada: European Regional Open 1
- Data a ser confirmada: European Regional Open 2
- Data a ser confirmada: Asia Regional Open
- Data a ser confirmada: Americas Regional Open
- Data a ser confirmada: Africa Regional Open (a confirmar, se for possível dinamizar a região de África)
- Jogos Paralímpicos de Tóquio (24 de Agosto a 5 de Setembro)
- Outubro – Dezembro: Depois de 15 de Outubro - European Regional Championships
- Outubro – Dezembro: Depois de 15 de Outubro - Asia-Oceania Regional Championships
- Outubro – Dezembro: Depois de 15 de Outubro - Americas Regional Championships
- Outubro – Dezembro: Depois de 15 de Outubro - African Regional Championships (a confirmar, se for possível dinamizar a região de África)
Atualização das Regras de Boccia
O Comité de Regras da BISFed pediu sugestões para alterações às regras de Boccia (prazo-limite termina a 30 de Abril, 2020). Todas as propostas serão tidas em consideração para alcançar uma visão consensual. As Regras de Boccia para o próximo quadriénio serão implementadas imediatamente após os Jogos Paralímpicos (i.e., a partir da primeira competição a seguir aos Jogos de Tóquio – o Campeonato da Europa).
Critérios de Qualificação para Tóquio
Depois do adiamento dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 para 2021, a BISFed e o IPC estão a trabalhar em conjunto para rever os critérios e prazos de qualificação. O período de qualificação para o boccia terminou a 31 de Dezembro de 2019 e tal vai manter-se. Os critérios serão publicados, a seu tempo, pelo IPC.
Ranking Mundial
A atual lista de ranking mundial vai reportar-se e fixar-se a 1 de Março de 2020. O atual período de 2 anos para resultados elegíveis será alargado para mais um ano adicional até ao final de 2022 para compensar a falta de resultados de 2020 devido ao cancelamento de eventos. Quaisquer critérios ou atualização às regras do ranking mundial serão implementados a 1 de Outubro de 2021 em linha com o novo sistema de competição de 2021-2024.
Novo Sistema de Competição para o quadriénio de 2021 – 2024
* - A única altura em que um Regional Youth Championship (Campeonato Regional de Jovens) tenha lugar em anos ímpares é quando os Regional Youth Para Games devam ter lugar nesses anos.
Encontra-se, em anexo, a versão original do Comunciado da BISFed.