DUAS MEDALHAS DE OURO, DUAS MEDALHAS DE PRATA & UM 4º LUGAR NO PÓVOA DE VARZIM 2024 WORLD BOCCIA CUP

Monday, 22 July 2024

Escrito por Isabel Silva

Terminou no passado dia 15 de julho, o Póvoa de Varzim 2024 World Boccia Cup com quatro medalhas e um 4º lugar.

Na competição individual, os atletas Cristina Gonçalves e José Abílio Gonçalves conquitstaram a medalha de ouro; os atletas André Ramos e David Araújo a medalha de prata; a atleta Carla Oliveira ficou em 4º lugar; as atletas Ana Costa e Joana Pereira terminaram nos quartos de final; e os altetas Ana Correia, Armando Costa e Paulo Cardoso na fase de grupos.

O Paulo Cardoso terminou a sua participação na competição individual com duas vitórias e uma derrota na fase de grupos. O Armando Costa, com duas derrotas, terminou também na fase de grupos. A Ana Catarina Correia após duas derrotas e uma vitória na fase de grupos terminou também a sua participação individual.

A Ana Sofia Costa - com uma vitória e uma derrota na fase de grupos - e a Joana Pereira - com duas vitórias e uma derrota -, passaram em segundo lugar do seu grupo seguindo para os quartos de final. Nesta fase, a Ana Sofia Costa perdeu contra a já conhecida Anna Ntenta da Grécia e a Joana Pereira perdeu contra a brasileira Evelyn de Oliveira, que acabou por ganhar a competição.

A Carla Oliveira passou em primeiro lugar do seu grupo com duas vitórias para os quartos de final. Nesta fase defrontou a tailandesa Nuanchan Phosila por uma longa margem, mas nas meias finais acabou por perder com a número 1 do ranking mundial, a colombiana Leidy Chica Chica, ficando em 4º lugar na competição individual.

O David Araújo passou em segundo lugar do seu grupo com duas vitórias e uma derrota. Ganhou os quartos de final contra o número 2 do ranking mundial, o tailandês Worawut Sengampa, e nas meias finais voltou a ganhar, desta vez contra o número 3, o brasileiro Maciel Santos. Seguiu para a final, onde defrontou novamente o número 1, o tailandês Watcharaphon Vongsa, em que ganhou a medalha de prata. O André Ramos com duas vitórias, passou em primeiro lugar do seu grupo, defrontando o brasileiro Jose de Oliveira nos quartos de final e o coreano Dohyun Kim nas meias finais. Encontro o já conhecimento David Smith na final, ficando também com a medalha de prata.

O José Abílio Gonçalves teve apenas uma derrota na fase de grupos, vencendo todos os jogos seguintes. Nos quartos venceu o Tak Wah Tse de Hong Kong China, seguindo-se a vitória frente ao número 1 em competição e já conhecido Grigorios Polychronidis e na final venceu novamente, desta vez contra o checo Adam Peska, ganhando assim a tão esperada medalha de ouro. A Cristina Gonçalves fez uma competição individual com uma mão cheia de vitórias, três na fase de grupos, meias finais com a número 1 do ranking mundial Claire Taggart e na final frente à Sona Aghayeva do Azerbaijão, arrecadando a medalha de ouro.

A Equipa BC1-BC2 constituída pelos atletas André Ramos, Cristina Gonçalves & David Araújo, terminaram a sua participação na competição coletiva após uma vitória e duas derrotas na fase de grupos.

O Par BC4 constituído pelos atletas Carla Oliveira & Paulo Cardoso passou em segundo lugar do seu grupo após uma derrota e duas vitórias na fase de grupos. Nos playoffs, contra a Tailândia, acabou por perder e terminar a sua participação na competição coletiva.

O Par BC3 constituído pelos atletas Ana Sofia Costa & José Abílio Gonçalves, com uma vitória e uma derrota na fase de grupos, passou em segundo lugar do seu grupo tendo acesso aos playoffs. Nesta fase defrontou o par da Grécia e acabou por perder, terminando desta forma a competição coletiva.

 

Esta foi a última competição para muitos dos atletas que vão estar presentes nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Muitos parabéns a todos os envolvidos nesta competição!

Parabéns Portugal!