Euro Boccia 2013 - Excelente prestação lusa

Monday, 24 June 2013

Escrito por Pedro Saraiva

Excelente prestação Portuguesa no Campeonato da Europa de Boccia 2013, que teve lugar em Guimarães, Cidade Europeia do Desporto, de 15 a 23 de Julho.

A prova reuniu 135 atletas de 25 países. A seleção nacional esteve representada com uma equipa de elite com 11 elementos e conquistou 3 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata.

Fernando Ferreira sagra-se Bicampeão Europeu, em BC2, ao vencer o colega de seleção Abílio Valente (medalha de prata), numa final 100% Portuguesa. Os atletas nacionais derrotaram, respetivamente, Nigel Murray (GBR) e Manuel Marti (ESP), por 5-4 e 6-2 nas meias-finais da prova. Ainda em BC2 Cristina Gonçalves chegou aos 1/8 de final tendo sido eliminada por Frantisek Serbus (CZE) por 1-5.

Na final de BC3 o Português José Macedo, medalha de Prata em Londres 2012 conquistou o ouro, numa final impressionante, com parcial de desempate, frente ao Grego Gregorios Polychronidis (5-5). Após ter derrotado a Belga Kirsten De Laender, nas meias finais, num jogo igualmente emocionante até ao final (4-4). Em BC3 também competiram Armando Costa (15º) e Luís Silva (9º).

Os nossos atletas de BC1, João Fernandes e António Marques, chegaram aos 1/4 de final sem qualquer derrota apenas tendo sido vencidos, nesta fase, pelos atletas Panagiotis Soulanis (GRE) e David Smith (GR) que viriam a vencer respetivamente a medalha de prata e ouro.

Em BC4 Fernando Pereira e Clara Pedro levaram Portugal, igualmente, aos 1/4 de final, tendo sido derrotados respetivamente por Sameul Andrejcik (3-3), medalha de ouro, e Christos Kanavas (3-2), medalha de prata.

imagem de conteúdo