FAPPC - Nota de Imprensa

Monday, 21 September 2015

Escrito por Pedro Saraiva

Por solicitação da FAPPC, a PCAND emite a seguinte nota de imprensa:

ORGANIZAÇÕES REPRESENTATIVAS DA DEFICIÊNCIA EM RUTURA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROMOVEM SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
 
POR UMA ESCOLA INCLUSIVA, EM DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
 
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO E TOMADA DE POSIÇÃO SOBRE OS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Apesar de as conclusões do estudo encomendado apontar medidas concretas para melhorar a qualidade dos apoios, o Ministério da Educação optou por ignorá-las e tomar decisões à margem de quaisquer critérios de razoabilidade.

Apesar de a Comissão de Acompanhamento ter definido e proposto critérios claros para a organização e funcionamento dos apoios, o Ministério da Educação optou por manter critérios aleatórios e nalguns casos absurdos, como apoios terapêuticos de meia hora ou técnicos que acompanham oitenta alunos.

Aos alertas sucessivamente lançados pelas organizações para a necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema o Ministério opta por deixar tudo na mesma, com prejuízos sérios para as organizações, para as famílias e para as crianças.

É tempo de dizer basta. Não podemos continuar a falar de uma Escola Inclusiva e a permitir que se promovam condições de exclusão!

Convidamos por isso pais, educadores, professores, dirigentes associativos e comunicação social a participar numa sessão de esclarecimento promovida pelas organizações que asseguram o funcionamento dos CRI’s, a realizar no Fórum Lisboa, no próximo dia 23 de Setembro, quarta-feira, pelas 11 horas.

É fundamental a presença de todos, para que o Ministério da Educação ouça as nossas razões!

Não faltem!