Montreal 2023 World Boccia Cup

Tuesday, 2 May 2023

Escrito por Isabel Silva

Está terminado o primeiro World Cup do ano, em Montreal - Canadá, que decorreu entre 23 de abril e 1 de maio. Estiveram presentes mais de uma centena de atletas, entre eles alguns dos melhores do mundo que estão em busca de pontuação para o ranking mundial em ano de pré Jogos Paralímpicos.

Esta prova teve um alto nível de competitividade entre os atletas, mas sempre acompanhada de entreajuda e partilha entre todos, onde podemos considerar a prestação de todos como positiva considerando a participação no Campeonato da Europa - que se irá realizar em Agosto, na Holanda.

Individualmente, o atleta André Ramos alcançou a medalha de prata após um jogo muito disputado com o número 1 do ranking e já conhecido do atleta luso, David Smith (Great Britain). Passou em primeiro lugar no seu grupo (vitória sob os atletas Kam Chau Chan - Hong Kong China e Dohyun Kim - South Korea) e duas vitórias perante Eduardo Reyes - Mexico e Daniel Perez - Netherlands, nos quartos de final e meia final, respetivamente. 

O atleta Abílio Valente passou para os quartos de final onde acabou por perder num jogo muito disputado com o atleta japonês Hidetaka Sugimura, que viria a ganhar a competição. Na fase de grupos, obteve uma derrota perante o atleta da casa Danik Allard e duas vitórias sob os atletas Mario Sayes - El Salvador e Francis Rombouts - Belgium, tendo terminado a competição em 5º lugar.

A atleta Cristina Gonçalves terminou em 10º lugar, não tendo conseguido passar da fase de grupos após duas derrotas perante a atleta coreana Soyeong Jeong e a atleta da casa Kristyn Collins.

A atleta Ana Correia chegou aos quartos de final onde acabou por perder no parcial de desempate com a atleta de Hong Kong China, Hiu Lam Yeung, arrecadando um 5º lugar e após uma derrota perante a número 1 do ranking Claire Taggart - Great Britain e duas vitórias sob as atletas Kayleigh Haggo - Great Britain e Karina Sandoval - Mexico na fase de grupos.

O atleta José Gonçalves não conseguiu passar a fase de grupos após uma vitória contra o atleta belga Arno Van Praet e duas derrotas com o atleta coreano Howon Jeong, medalha de prata, e o britânico Jamie Mccowan, terminando a competição individual no 10º lugar.

A atleta Ana Costa obteve o 7º lugar após uma derrota nos quartos de final perante a sua adversária de Hong Kong China e número 1 do ranking Yuen Kei Ho que acabou por ficar em primeiro na competição. Na fase de grupos obteve uma vitória perante a atleta Robyn Mcbride - Great Britain e uma derrota frente à atleta grega Anna Ntenta.

O atleta Domingos Vieira termina a competição em 13º lugar após ter perdido os jogos perante os atletas Duban Cely - Colombia, Marcelo dos Santos - Brazil e David Komar - Croatia, contudo conseguiu dar luta a cada um deles.

Na competição coletiva, o Par BC3 [Ana Costa & José Gonçalves] obteve um grande 4º lugar, tendo nos playoffs arrecadado uma grande vitória perante o par de Hong Kong China (número 2 do ranking) e enfrentando na semi final o número 1 do ranking mundial, o par australiano, que acabou por ganhar após um jogo muito renhido. Na fase de grupos ganharam perante o par da França e sofreram uma derrota perante o par grego, com quem viriam a defrontar-se novamente na disputa do 3º e 4º lugar, em que o par da Grécia conseguiu levar a melhor.

A Equipa BC1-BC2 [Abílio Valente, Ana Correia & André Ramos] arrecadou o 6º lugar após derrota nos playoffs perante o número 1 do ranking mundial, Coreia do Sul, que viria a ganhar a competição, e duas vitórias na fase de grupos perante Hong Kong China e o Mexico.

 

Parabéns a todos!