RIO DE JANEIRO 2022 WORLD BOCCIA CHAMPIONSHIPS

Wednesday, 14 December 2022

Escrito por Diogo Carvalho

Dá-se por terminada a participação de Portugal no Rio de Janeiro 2022 World Boccia Championships – Campeonato do Mundo – com várias surpresas a nível geral e alegrias para a comitiva portuguesa que esteve em competição entre 4 de dezembro a 12 de dezembro.

O maior destaque não pode deixar de ser para a atleta do Centro João Paulo II, Ana Sofia Costa, e a sua operadora de calha Celina Lourenço que se tornaram Campeãs do Mundo, a nível individual feminino na classe BC3, num total de 23 atletas. Já em abril haviam ganho, também no Brasil, a Taça do Mundo.

Já na classe BC3 masculinos, que contou com 24 atletas, o atleta José Abílio Gonçalves – Sporting Clube de Braga –, alcançou a final e conquistou a medalha de Prata, sagrando-se assim, Vice-Campeão do Mundo com o seu operador de calha Paulo Correia.

Ainda destaque para mais uma medalha, de Bronze, pertencente ao atleta André Ramos – Sporting Clube de Espinho –, que competiu na classe BC1 masculinos com um total de 18 atletas.

Ainda menção para a atleta Ana Catarina Correia – Sporting Clube de Espinho – que alcançou os quartos de final na classe BC2 femininos, num total de 18 atletas, neste que foi o seu primeiro campeonato do mundo e tornando-se assim uma das 8 melhores do mundo na sua classe. Para o atleta Abílio Valente – Futebol Clube do Porto –, não foi além da primeira ronda eliminatória dos BC2 masculinos entre os 26 atletas participantes. A Campeã da Europa em título, a atleta Cristina Gonçalves – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa – não passou da fase de grupos na classe BC2 femininos.

Para além da vertente individual, a Seleção Nacional de Boccia esteve também representado no Rio de Janeiro com uma Equipa BC1/BC2, composta pelos atletas André Ramos, Ana Catarina Correia e Abílio Valente, que alcançaram os quartos de final e por um par BC3 composto pelos recém-consagrados Campeã e Vice-Campeão da vertente individual, Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves, que não conseguiram ir além da fase de grupos.

Este Campeonato do Mundo é extrema importância para a obtenção de pontos para o ranking mundial para conseguirem marcar presença nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e que contou com a presença de 168 atletas de elite a representar mais de 40 países.

De 7 a 16 de julho de 2023, realizar-se-á o Primeiro Campeonato do Mundo de Boccia de Jovens, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Em outubro (2 a 9), também na Póvoa de Varzim terá lugar o World Boccia Cup, uma Taça do Mundo da modalidade de Boccia.