Torneio Boccia - Formação SC Braga

Monday, 20 July 2015

Escrito por Pedro Saraiva

Realizou-se na Universidade do Minho, no dia 18 de julho, um torneio de Boccia orientado para crianças e jovens que participaram, ou pretendem vir a participar, no projeto "Boccia-Formação" do Sporting Clube de Braga.

A prova foi ganha por Rui Silva, o qual bateu na final Leandro Ferreira por 5-1. Na discussão dos 3º e 4º lugares, Luís Caravana levou a melhor sobre Ivo Oliveira por 8-3.

A prova contou com a presença de atletas federados, e alguns internacionais, de Boccia do SC Braga que apadrinharam os participantes e os acompanharam ao longo dos jogos procurando apoiá-los e orientá-los.

Integrado no projeto "Boccia-Formação" iniciado no presente ano, este torneio pretendeu concluir a primeira fase desta intenção do clube alargar as suas respostas ao nível da formação desportiva para pessoas com deficiência, especificamente na modalidade de Boccia. Seguir-se-à uma avaliação interna sobre o desenvolvimento inicial, a qual procurará perceber as reais possibilidades de implementação futura deste tipo de resposta.

As limitações centram-se na inexistência de recursos financeiros, de instalações e de transportes que poderão inviabilizar o avanço do projeto desejado. Este projeto, pretende promover a formação desportiva na modalidade de Boccia, tendo como público-alvo indivíduos com deficiência motora grave – paralisias cerebrais e lesões neurológicas afins (correspondentes às classes BC1, BC2, BC3 e BC4). Será aplicado modelo de desenvolvimento do praticante, o qual deverá cumprir um conjunto de etapas metodologicamente articuladas para aceder a patamares de desenvolvimento mais elevados, de acordo com os níveis de aquisição de competências exigidas preconizados.