Zagreb 2023 World Boccia Challenger

Monday, 3 April 2023

Escrito por Diogo Carvalho

Deu-se por terminado o Zagreb 2023 World Boccia Challenger, com vários destaques e alegrias para a comitiva que esteve na capital da Croácia entre 27 de março e 1 de abril.

Começamos pelas medalhas e pela Equipa BC1/2, composta por André Ramos, Cristina Gonçalves e David Araújo, que venceram a competição e voltam a Portugal com a medalha de ouro. Esta foi certamente a melhor forma da Equipa começar as competições internacionais do ano de 2023.

O BC1 André Ramos já havia conquistado uma medalha de bronze. ao vencer Tomas Kral no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar.

Cristina Gonçalves para além do ouro de Equipas, retorna a casa com a medalha de bronze a nível individual.

O Par BC3, composto por Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves, com os respetivos Operadores de Calha, Celina Lourenço e Paulo Correia, regressam com a medalha de prata.

De referir que o José Abílio Gonçalves e Paulo Correia, trazem 2 medalhas para Portugal, após terem ficado em 3º lugar na vertente individual.

Ainda menção para a atleta Rita Patrício em BC1 femininos e Domingos Vieira em BC4 masculinos, que alcançaram o 4º lugar na sua respetiva competição individual. O BC4 Nuno Guerreiro terminou a sua participação na prova nos quarto de final. E talvez um dos maiores destaques seja o de David Araújo. Fez a sua estreia em competições mundiais com excelentes prestações, tendo ganho na fase de grupos ao eventual vencedor dos BC2 masculinos Faycal Megueni e alcançado os quartos de final. Além das ótimas prestações a nível individual, tal como já referido, irá trazer a medalha de ouro por ter feito parte da Equipa BC1/2.

Em suma, a primeira prova internacional do ano 2023 trouxe 5 medalhas para Portugal, 1 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. Além de medalhas, trouxe excelentes indicadores para o futuro.

De 7 a 14 de julho de 2023, realizar-se-á o Primeiro Campeonato do Mundo de Boccia de Jovens, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Em outubro (1 a 9), também na Póvoa de Varzim terá lugar o World Boccia Cup, uma Taça do Mundo da modalidade de Boccia.